Blog

Ronilço sonha com a Kombiteca


26/03/2019 01:06

Fazer bem ao próximo: uma vontade que só cresce no coração de Ronilço Guerreiro. Ele é dono da gibiteca, gibibicicleta e agora sonha em comprar uma Kombi para continuar incentivando a leitura nos bairros de Campo Grande. Ele destaca que ganha apoio de amigos na hora de criar projetos e ressalta que o sorriso de gratidão que ganha faz a diferença no seu dia a dia.

“Eu sempre fui apaixonado por leitura, sempre quis levar a leitura para as pessoas e parto do princípio de que livro parado não conta estória. Temos a Gibiteca, que a prefeitura ajuda com uma professora lá para atender quem procura. Tenho a gibicicleta, ganhei ela do Fábio Porchat quando participai de um programa na Rede Globo. Ele gostou das minhas ideias e decidiu apoiar. Agora, eu sonho em ter uma Kombi para continuar levando leitura pela cidade”, diz Ronilço.

Ele lançou uma vaquinha virtual com a ideia, pedindo apoio da população e arrecadou R$ 3 mil. “Eu consegui esse dinheiro, mas decidi que vou financiar uma Kombi no meu nome e usar esse dinheiro para adesivar ela, arrumar para funcionar e vou pagando. Eu sempre dou um jeito, o importante é não ficar parado e continuar levando cultura para as pessoas. Os jovens precisam de cultura, porque se não a violência acaba se tornando um espetáculo. Tem uma amiga minha da feira central, a Patrícia, que me ajuda pagando a conta de luz da Gibiteca. A Greice paga o telefone”.

Ao relembrar os ‘obrigados’ que já ouviu, diante dos projetos que cria, Ronilço se emociona. “É muito bom ouvir as pessoas agradecendo. Uma vez, eu comecei a pedir doação de bíblias para colocar nas bibliotecas dos terminais de ônibus, porque temos uma estante nos terminais também. Uma senhora que não sabia ler, foi lá e gostou de uma bíblia colorida. Ela levou a bíblia para casa, foi na escola, se matriculou no Eja e aprendeu a ler porque queria muito ler aquela bíblia. São coisas que me incentivam ainda mais. Uma vez estava no terminal e passou três rapazes, ouvi um deles dizendo que tirou nove na prova de química porque tinha lido um livro da estante”.

Para quem gosta de vida virtual, Ronilço também é dono de um site que disponibiliza mais de 25 mil gibis. “Temos o site da gibiteca também para quem gosta de ler no computador, tem vários gibis. Precisamos aproveitar a vida, viver um dia de cada vez com a maior intensidade possível, precisamos de investimentos em cultura e educação para ter um país melhor”.

Gostou da iniciativa de Ronilço e quer fazer parte desta ação? Basta entrar em contato com ele através do telefone (67) 9 9996-5748.

Fonte: Top Midianews

Outros Artigos